Carta de Apresentação (Formulário)


O Rotary Club pede uma carta de apresentação para ser entregue junto com uns formulários para serem analisados com a entrevista. Não sei se nas agências eles também pedem. Mas aqui está a Carta de Apresentação que eu fiz, para vocês terem uma idéia se precisarem fazer uma. ;)
Fortaleza, 24 de setembro de 2011.
Prezado rotariano,
Eu sou Mariana Correia Pires Ferreira e tenho 15 anos. Eu me inscrevi para o Programa de Intercâmbio de Jovens de longa duração do Rotary Club, pois desde 2007, quando eu soube o que era ser intercambista, eu sonho em participar.
O meu maior objetivo em ir morar um ano no exterior é a possibilidade da troca de conhecimento e cultura sobre o meu país e o país estrangeiro. Tendo a responsabilidade de representar a minha cidade, o meu estado e o meu país no exterior, mostrando aos estrangeiros a nossa cultura, política e economia, os fazendo ter uma nova visão sobre o que é Fortaleza e Ceará. Uma nova visão sobre o que é o Brasil.
Sei que esse intercâmbio cultural me proporcionará muitos outros benefícios, como aprender fluentemente uma nova língua, que faz parte da cultura do país, ganhar mais responsabilidade, maturidade, me tornar mais independente, fazer novas amizades, e entre outros… O que contribui muito para a formação de um cidadão.
Como representante do Rotary Club Fortaleza-Praia, pretendo mostrar não só as belezas naturais do nosso país, como as belas praias de Jericoacoara, Canoa Quebrada, Cumbuco, Fernando de Noronha, que são consideradas umas das mais bonitas do mundo, ou a Amazônia, que tem a maior biodiversidade do planeta, ou até mesmo o samba do Rio de Janeiro e o futebol, que está no coração de todos os brasileiros, e sim a alegria dos cearenses e os seus shows de humor. Sendo os melhores humoristas do Brasil Tom Cavalcante, Chico Anysio e Renato Aragão, todos cearenses, o que levou o Ceará a ser considerado a “Terra do Humor”. Mostrarei que em Fortaleza nasceram José de Alencar e Rachel de Queiroz, escritores de renome internacional. E que a planta da cidade foi inspirada em Paris. Que o Ceará foi o primeiro estado a abolir a escravidão.
Mostrarei também que o Brasil,ao contrário do que muitos pensam, junto com a China, Índia e Rússia, são previstos que sejam os dominadores da economia do século 21. Mostrarei que o nosso ex-presidente, Luís Inácio Lula da Silva, talvez fosse o presidente mais popular do mundo, e que em 2010 o nosso PIB cresceu 7,5%, ficando atrás apenas de Índia, com 8.6% e China, com 10,3%. Mostrarei que temos o maior rebanho de gado do mundo, e que a nossa capital é Brasília, e não Buenos Aires, como muitos pensam. Que 14% da água potável mundial está no nosso país, e com a descoberta do pré-sal nos tornamos o terceiro maior produtor mundial de petróleo e que somos a economia mais verde do planeta. Que o ex-presidente, com a bolsa família, elevou 21.000.000 de pessoas da pobreza para a classe média baixa. E que seremos sede da copa de 2014 e das olimpíadas de 2016, sendo Fortaleza uma das cidades-sede. Mostrarei que 13 das favelas mais perigosas foram pacificadas. E que nós brasileiros, não somos pessoas de segunda classe, e que acreditamos em nós mesmos. Mostrarei que eu tenho ORGULHO DE SER BRASILEIRA!
Atenciosamente,
Mariana Correia Pires Ferreira.

2 comentários:

Caroll disse...

nada contra maas: o brasil pode ate chegar a dominar economicamente o sec 21, mas vai demorar pra caramba pra chegar ao padrao de vida que os paises (eua,paises da europa...)que dominam a economia atualmente tem... Para um desenvolvimento, tirar pessoas da classe social pobre e coloca-las na classe media baixa nao é o suficiente.. as de classe social baixa tinham que subir para a media, as da media para alta e assim por diante. Bolsa familia nao é uma coisa para ser permanente, tem que ser apenas momentanea, e outra, nao sao bolsas ajuda que definirao o nosso futuro e sim uma boa educaçao de base para todos!!!!!!!! O lula só mascarou o problema e arranjou uma popularidade e criou um sentimento nacionalista ilusorio.. E os eventos de esporte que acontecerao aqui sao só reflexo de um governo que ao inves de prezar um investimento educacional (economico a longo prazo), preza um investimento economico de curto prazo, para lavar dinheiro aos atuais politicos, claro. A pacificação das favelas é uma coisa boa, mas apesar disso, seria muito melhor que as favelas nao existissem, fruto de um desenvolvimento descontrolado de cidades que nao tinham infra-estrutura suficiente, e de pouco investimento nos demais locais do brasil. eu aprecio seu orgulho pelo brasil, eu me orgulho tambem. Mas eu orgulho da fauna e flora, dos recursos naturais que vc citou, da hospitalidade das pessoas, mas jamais, JAMAIS da política e das pessoas que a constituem. E digo que a politica só esta como esta, por fatores historicos que resultaram numa população sem reflexão, pensamento, ideologia, sem nada...

Anônimo disse...

... Bem, me imprecionei bastante com carta! Demais, tu não faz ideia! Não soube nada sobre essa carta, será que não são pedidas para todos os distritos?

Postar um comentário